Uma solução surpreendente para a insônia

Uma solução surpreendente para a insônia

A insônia, ou a incapacidade de dormir, atormenta os pacientes à noite, dificultando o adormecer, manter o sono ou dormir em paz. A insônia também se manifesta durante o dia através da sonolência diurna, da incapacidade de tirar uma soneca e da sensação de ansiedade, irritabilidade, esquecimento ou incapacidade de concentração.

Embora seja o distúrbio do sono mais comum, a insônia não é realmente um distúrbio. Em vez disso, é um sintoma, como febre ou dor. Encontrar um remédio requer descobrir a causa. Quase metade dos casos de insônia decorrem de problemas psicológicos ou emocionais. Eventos estressantes, depressão leve ou transtorno de ansiedade podem manter as pessoas acordadas à noite. Quando a causa subjacente é tratada com sucesso, a insônia geralmente desaparece. Caso contrário, focar em melhorar o sono pode ajudar.

A insônia pode desencadear um ciclo vicioso. Depois de passar algumas noites sem dormir, algumas pessoas começam a associar o quarto a estar acordado. Tirar uma soneca, tomar café, tomar uma bebida ou renunciar ao exercício só alimenta o problema.

À medida que a insônia piora, a ansiedade em relação à insônia também pode piorar. Em pouco tempo, os medos de uma pessoa sobre a insônia e suas consequências se tornam a principal causa da insônia.

Não é incomum que quem sofre de insônia passe mais tempo na cama, esperando que isso leve ao sono.

Surpreendentemente, passar menos tempo na cama – uma técnica conhecida como restrição do sono – promove um sono mais repousante e restaura o papel do quarto como um lugar tranquilo para descansar em vez de um quarto de tormento.

À medida que você aprende a adormecer rapidamente e a dormir profundamente, o tempo na cama é estendido lentamente até obter uma noite inteira de sono.

Alguns especialistas em sono sugerem começar com seis horas no início, ou qualquer quantidade de tempo que você normalmente dorme à noite. Definir um horário rígido para acordar cedo pela manhã geralmente funciona melhor. Se o alarme estiver definido para 7h, por exemplo, uma restrição de seis horas significa que não importa o quanto você esteja com sono, você deve ficar acordado até 1h.

Depois de dormir bem durante as seis horas previstas, você pode adicionar mais 15 ou 30 minutos e repetir o processo até obter uma quantidade saudável de sono.

Fonte: Harvard Medical School

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *