Níveis baixos de vitamina D podem aumentar as chances de demência
Um estudo de 2022 descobriu que baixos níveis sanguíneos de vitamina D (menos de 25 nanomols por litro) estavam associados a maiores riscos de demência. As pessoas podem aumentar os níveis de vitamina D com dieta, suplementos ou exposição ao sol.
O estudo analisou mais de 294.000 pessoas (a maioria mulheres com mais de 60 anos) que vivem no Reino Unido. Usando exames de sangue em todos os participantes e ferramentas de neuroimagem em cerca de 34.000, os pesquisadores procuraram associações entre os níveis de vitamina D e os riscos de demência e derrame. Um nível normal de vitamina D no sangue foi definido como pelo menos 50 nanomols por litro (nmol/L); uma deficiência foi definida como inferior a 25 nmol/L.
Níveis baixos de vitamina D foram associados a um risco aumentado de demência e acidente vascular cerebral nos 11 anos seguintes. Com base neste estudo observacional, descobriu-se que pessoas com baixos níveis de vitamina D têm uma chance 54% maior de desenvolver demência em comparação com pessoas cujos níveis eram normais. Os pesquisadores reconheceram que esses resultados não provam que tomar vitamina D extra, mesmo se você tiver um nível baixo de sangue, pode prevenir demência ou acidente vascular cerebral.
Fonte: Harvard Health Publishing