Dia Nacional do Teste do Pezinho
Fonte: Portal ANS
No dia 6 de junho, a ANS celebrou o Dia Nacional do Teste do Pezinho, nome popularizado da triagem neonatal, que é um exame rápido e seguro. Ele é realizado entre o 3º e 5º dia de vida e consiste em uma simples coleta de sangue do calcanhar do bebê. Esse teste é crucial para diagnosticar precocemente doenças graves em recém-nascidos.
Além disso, outros testes de triagem neonatal também possuem cobertura prevista, como o teste da orelhinha e o teste da linguinha.
O teste do pezinho inclui diversos exames de cobertura obrigatória pelos planos de saúde, tais como: Fenilalanina; Hemoglobinopatias, 17- alfa hidroxiprogesterona, Tripsina imuno reativa (IRT).
Para conferir todos os exames relacionados ao teste do pezinho inclusos na cobertura obrigatória do Rol de Procedimentos da ANS acesse: ans.gov.br/ROL-web/
A triagem neonatal faz parte das boas práticas que integram a Certificação de Operadoras na Linha de Cuidado Materna e Neonatal (Certificação em Parto Adequado), lançada pela ANS em 2023, está a orientação e reforço quanto à importância da realização do teste do pezinho.
Vale ressaltar que a Certificação é um processo voluntário de verificação da conformidade com os requisitos estabelecidos pela ANS. A verificação é feita por meio de auditorias realizadas por entidades acreditadoras em saúde independentes, mas que devem ser reconhecidas pela ISQua (The International Society for Quality in Health Care) ou pelo Inmetro, e homologadas pela ANS.
Saiba mais sobre o Parto Adequado: Portal ANS