ANS determina reajuste de até 6,91% para planos de saúde individual

ANS determina reajuste de até 6,91% para planos de saúde individual

Percentual é válido para o período de maio de 2024 e abril de 2025 e abarca quase 8 milhões de usuários

Por Beth Koike – Jornal Valor Econômico

04/06/2024

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou um reajuste de até 6,91% para planos de saúde individual.

É o menor reajuste desde 2011 (sem considerar 2021, quando houve reajuste negativo de 8,19%), mas bem acima da inflação que ficou em 4,62% no acumulado de 2023.

O percentual é válido para o período de maio de 2024 e abril de 2025 e abarca quase 8 milhões de usuários de planos individuais. O volume representa 15,6% dos 51 milhões de consumidores de planos de assistência médica no Brasil.

O reajuste é específico para convênio médico individual, mas serve de referência para as outras modalidades de convênio médico, cuja negociação de reajuste é livre.

“O índice definido pela ANS para 2024 reflete a variação das despesas assistenciais ocorridas em 2023 em comparação com as despesas assistenciais de 2022 dos beneficiários de planos de saúde individuais e familiares. Quando falamos de planos de saúde, a variação de despesas está diretamente associada à variação de custos dos procedimentos e à frequência de utilização dos serviços de saúde”, explica Paulo Rebello, presidente da ANS.

“Os dados utilizados para o reajuste foram verificados pela Secretaria de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda, a qual expressou sua concordância com o cálculo, destacando ainda sua adequação à manutenção do equilíbrio econômico-financeiro das operadoras. Importante ressaltar também que essa metodologia é baseada na variação das despesas médicas apuradas nas demonstrações contábeis das operadoras e em um índice de inflação, o que garante previsibilidade e transparência para toda a sociedade”, disse Alexandre Fioranelli, diretor de normas e habilitação dos produtos da ANS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *