Entenda como é calculado o reajuste dos planos de saúde empresariais
O Reajuste dos planos de saúde corporativos é composto de dois índices:
1 – Índice de Sinistralidade (IS) – valor do sinistro (gastos dos usuários em 12 meses), dividido pelo valor do limite contratual de sinistro definido no contrato junto à operadora, que costuma ser de 70% do valor do prêmio pago em 12 meses.
2 – VCMH – Variação dos Custos Médicos e Hospitalares (inflação Médica)
Entender como funciona o reajuste do plano de saúde de sua empresa é importante, para que possa compreender o que precisa ser feito para que sua organização não sofra com altos reajustes, uma vez que a Inflação Médica (VCMH -Variação de Custos Médico-Hospitalares) costuma ficar muito acima da inflação oficial, que usamos como base nos dissídios (IPCA), inflação médica que se soma aos custos dos novos procedimentos médicos, incluídos a cada dois anos no rol de coberturas, que fazem com que o índice de sinistralidade suba constantemente.
Para facilitar seu entendimento, construímos as figuras abaixo que vão ajudá-lo a entender melhor como é calculado o reajuste do seu plano de saúde:
Agora que você já sabe como se calcula o reajuste do seu plano de saúde, podemos concluir que:
- Quando a sinistralidade da sua empresa estiver dentro do limite contratual, o reajuste deverá ser apenas proporcional à inflação médica. Lembrando que a inflação médica incide sobre o valor do seu sinistro e não sobre o valor do prêmio pago.
Esperamos que ao ler esse texto, você entenda que a fórmula é simples, o complicado é saber o que precisa ser feito para minimizar o reajuste. Por isso, para que você faça uma boa gestão, vai precisar de uma consultoria especializada em plano de saúde, que te ajude a diagnosticar corretamente onde está o problema, o que precisa ser feito e cuidar para que seja feito e não fique apenas no Power Point.